Combater a procrastinação.
Tenho falado bastante sobre este tema em minhas redes sociais, talvez por que seja meu ponto principal de desenvolvimento nesta fase da vida.
Assumir essa dificuldade para o mundo foi a pedra fundamental para me manter presente e pavimentar minha jornada diária com resultados concretos e relevantes.
O assunto não é novidade alguma, é extenso, profundo, polêmico (tem gente que incentiva, tem gente que condena) e dada a sua complexidade de resolução, tornou-se também lucrativo, haja visto a quantidade de livros, cursos e palestras que prometem técnicas infalíveis para acabar de vez com este mau hábito.
Não adianta negar, você já procrastinou algo em algum momento da vida.
Com o advento e popularização dos dispositivos móveis com acesso à internet, a quantidade de tarefas procrastinadas “zintuplicou” e hoje, pesquisas apontam que a procrastinação afeta cronicamente de 15 a 20 por cento da população adulta mundial e esporadicamente, até 90 por cento das pessoas em geral.
A procrastinação é uma guerra individual que poucos assumem, mas muitos possuem.
Artur Vilas Boas
Acontece que a procrastinação é um hábito que pode ser inofensivo, mas também muito perigoso e foi por ter sentido na pele as sérias consequências deste comportamento que tomei a sábia a decisão de gerenciá-lo de maneira consciente e, daí para compartilhar a evolução nas redes sociais foi um pulo.
Tornou-se também um incentivo, afinal, mesmo testando métodos, ferramentas e aplicativos para diminuir os efeitos nocivos da procrastinação, constatei que o principal passo para lidar com o problema é aprofundar no autoconhecimento, tema central de meu trabalho como facilitadora de desenvolvimento pessoal.
Minha contribuição com este artigo é te provocar para que responda a pergunta:
Você procrastina sonhos, objetivos e metas?
Semana passada aconteceu algo de alta relevância no meu momento de vida: me mudei de cidade novamente e, por si só, este seria um gatilho do tamanho de um prédio de 30 andares para que eu procrastinasse mais um pouquinho os projetos que tenho em mente para 2019.
Entretanto, graças à minha evolução até aqui, não sucumbi ao caos da mudança e estou me mantendo firme no propósito de dar a devida atenção aos projetos que realmente importam no momento.
Escrever sobre isso no meu site inaugura uma fase importante no meu trabalho, na minha entrega para o mundo. Falar sobre autoconhecimento como ferramenta de apoio no combate a procrastinação tornou-se um projeto de vida.
A partir daqui pretendo trazer conteúdo de valor para este tema, para assim ajudar mais pessoas a lidarem com essa questão e reduzirem os momentos de procrastinação em suas vidas.
Espero que, se for um tema importante, você não procrastine a leitura 🙂
PS. Perdi a conta de quantos oportunidades e tentações tive para procrastinar a escrita deste texto mas fui forte e consegui produzir, revisar e publicar em apenas dois dias!